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Por que uma solução de telefonia IP para empresas é importante?

Por que uma solução de telefonia IP para empresas é importante?

O Brasil possui cerca de 40,5 milhões de linhas fixas de telefone em todo o território nacional. O número é grande, mas já foi muito maior e está em queda constante. Só entre os anos de 2017 e 2018, a quantidade de conexões fixas foi reduzida em 1,2 milhão de instalações. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os motivos para o cancelamento desse serviço pelos clientes estão a mudança nos hábitos de comunicação, a baixa demanda para alguns perfis consumidores e a crescente adoção da telefonia IP, que reduz custos e aumenta a eficiência na transferência de informações.

Esse recurso, adotado em diversas companhias ao redor do globo, leva a comunicação empresarial para outro patamar. Por meio de tecnologias avançadas, voz e dados começam a dividir o mesmo meio físico e compartilhar a rede de internet. Isso impacta positivamente na gestão de custos do negócio, além de facilitar sobremaneira a forma como diferentes sedes da companhia se comunicam.

Diferentemente do que acontece com a tecnologia VoIP (voz sobre IP) na qual o áudio é convertido para o meio digital por meio de ATAs (adaptadores telefônicos analógicos), na telefonia IP há telefones digitais especialmente projetados para essa aplicação. A estratégia não é exatamente nova: surgida nos primeiros anos da década de 90, demorou para se popularizar por conta das conexões da época, que não eram banda larga. Isso ocasionava atrasos e dificuldades de compreensão ao longo da conversa — características eliminadas com a popularização dos links de altíssima velocidade e redes de fibra óptica. Com a melhoria da infraestrutura, os fabricantes desenvolveram equipamentos que podem ser conectados diretamente à rede de computadores por meio dos cabos de rede (conexões RJ-45) e permitem receber e enviar voz, dados e imagens.

Telefonia IP proporciona mais economia e agiliza processos

Antes do surgimento de aplicativos que permitem a realização de chamadas de áudio e vídeo pelo computador e, mais recentemente, pelos smartphones, a preocupação frequente com a conta dos telefones das empresas tiravam o sono de muitos gerentes administrativos e diretores. Ao mesmo tempo em que era fundamental manter o negócio funcionando e a saúde financeira para os investimentos certos e a manutenção do core business, a expansão vivida pelas companhias levava equipes para cada vez mais longe. Estar em outras cidades, estados e até países fazia as despesas com DDD e DDI aumentarem muito e, às vezes, a restrição a esse tipo de chamada era a única solução.

Com a popularização das rotas digitais e links de alto desempenho, o mundo corporativo começou a buscar soluções mais eficientes, sob medida e práticas por meio da telefonia IP. A tradicional rede analógica ainda existe em muitos escritórios, mas na maioria deles a preferência e adoção de plataformas mais sofisticadas de comunicação é notável. Nesses casos, ligações feitas da sede no Brasil para um escritório na Inglaterra, por exemplo, custam a mesma coisa que uma chamada para um ramal na sala ao lado: nada. A ausência de tarifação se dá justamente pelo fato de que a comunicação acontece pela internet.

Além de serem mais baratas, essas chamadas tendem a ter melhor qualidade e menor tempo de conexão. Quando um colaborador selecionar um contato no catálogo de telefones corporativos, deve ouvir o toque de chamada imediatamente, diferente do que ocorre quando disca para um número fixo ou móvel — situações em que pode-se ter que aguardar vários segundos antes do primeiro toque para o interlocutor.

Mobilidade e segurança

A telefonia IP pode funcionar baseada na computação em nuvem. Esse tipo de tecnologia permite virtualizar os ramais, as conexões e a infraestrutura necessária para manter os canais operando normalmente. Em outras palavras: dependendo do projeto, não é preciso comprar equipamentos nem gastar com a manutenção dos mesmos sob pena de deixar a empresa incomunicável. Com esse tipo de contrato, o fornecedor do serviço se responsabiliza em manter os telefones funcionando e expandir a quantidade de linhas conforme o necessário.

Além disso os colaboradores podem levar o escritório para onde forem por meio de plataformas mobile. Elas fazem com que o ramal da mesa de um funcionário, por exemplo, esteja acessível pelo celular, dentro ou fora da empresa, aumentando a capacidade resolutiva dele sobre as demandas corporativas. Isso aumenta a colaboração por meio da comunicação e aproxima os times dos gestores.

E por se tratar de uma solução voltada para o ambiente empresarial, a segurança é reforçada: todas as chamadas de áudio e vídeo são criptografadas, diferente do que acontece na rede de telefone das operadoras públicas. Isso impede que alguém entre na comunicação sem a devida autorização e obtenha acesso à informações sigilosas.

Fonte: Conteúdo blog Dígitro Tecnologia

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