Novidades
Como a tecnologia pode inovar o sistema de ponto de Servidores Públicos
O controle de jornadas de trabalho é uma questão que merece atenção em empresas privadas e também em órgãos públicos. Tanto para gerir de forma eficiente a marcação de colaboradores e servidores, quanto para evitar as indesejáveis fraudes no sistema de ponto.
Embora essas transgressões sejam casos isolados, ainda afligem algumas empresas e instituições. Essa situação é ainda mais delicada na área da Saúde Pública, onde alguns profissionais fazem marcações indevidas e podem não prestar um serviço adequado.
É um reflexo de metodologias ultrapassadas de marcação de ponto que pode ser superado com a ajuda de novas tecnologias. Existem opções de biometria mais eficazes e seguras, além de sistemas de dupla verificação e geolocalização no controle de acesso.
Quer saber como agir nesses casos? Continue lendo!
Fraudes no sistema de ponto ainda acontecem
Mesmo com as tecnologias biométricas, alguns problemas com a marcação acontecem. Em mais de um estado brasileiro, já foram registrados de pedidos de CPIs para investigar o assunto.
Um exemplo bastante surpreendente é a utilização de dedos de silicone com a biometria. A fraude consiste na utilização do ponto biométrico por apenas uma pessoa. Essa porta a biometria de outros colegas de trabalho que não compareceram às atividades.
No caso de servidores públicos que fraudam o sistema de ponto, podem ser indiciados em âmbito civil e administrativo por ato de improbidade administrativa. Podendo, inclusive, sofrer a exoneração de seus cargos.
Em esfera penal, podem responder criminalmente por formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, dentre outros crimes vinculados ao exercício de funções públicas. Nos quais cabe, inclusive, a prisão provisória ou temporária dos servidores acusados.
Controle de jornada de servidores e a Lei de Responsabilidade Fiscal
As fraudes no registro de ponto compõem apenas um aspecto da necessidade de investimento em controles de jornada mais efetivos. A boa gestão de servidores públicos impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à população e na relação de transparência com os servidores públicos.
Um ponto de atenção quando falamos de transparência em gastos públicos é a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000). Ela determina quais parâmetros devem ser seguidos, os quais são relativos ao custo de cada ente federativo brasileiro.
Com a intenção de preservar a situação fiscal das administrações públicas, a lei prevê que cada aumento de gasto precisa vir de uma fonte de financiamento determinada.
Segundo o Tesouro Nacional, a norma é inspirada em exemplos similares e bem sucedidos em diversos países, como Estados Unidos e Nova Zelândia. Com ela, estados e municípios devem adequar suas gestões para que a herança deixada às futuras administrações tenha um saldo positivo.
Dessa forma, uma das diretrizes dos gestores públicos deve ser a diminuição do número de problemas que lesem o serviço público e onerem o caixa. O investimento em tecnologia que acabam com as falhas relacionadas ao sistema de ponto deve estar entre as principais metas na gestão pública.
Mas é realmente possível diminuir erros e evitar fraudes no sistema de ponto? Saiba mais, abaixo!
Tecnologia de ponto(a) pode ser a solução
O relógio eletrônico de ponto e a biometria foram grandes avanços no controle de jornada em empresas e órgãos públicos. Porém, é possível ir além ao contar com tecnologias de ponta. Felizmente, elas já estão disponíveis no mercado e prontas para serem colocadas em ação!
Hoje, há relógios eletrônicos com tecnologias antifraude. Além de cumprirem as exigências legais das Portarias 1.510 e 373 e do eSocial, são equipados com diversos mecanismos de segurança. Entre eles, estão:
- Registros criptografados das marcações de ponto;
- Marcação geolocalizada via GPS;
- Leitor biométrico 3D antifraude;
- Monitoramento remoto do status dos equipamentos.
Para aumentar a segurança na gestão de servidores públicos, esses equipamentos podem ser associados a outros. E, além disso, voltados ao controle de acesso para que haja dupla verificação de identidade e presença.
Além de catracas e cancelas, a Internet das Coisas (IoT) pode ser de grande auxílio. Isso porque ela proporciona comunicação em tempo real entre registrador de ponto, software de tratamento e gestão de ponto.
Inclusive, há diversos softwares que conciliam a informação dos pontos de atendimento em tempo real. Essa integração torna o processo mais “inteligente”, diminuindo sensivelmente as brechas para possíveis fraudes no sistema de ponto.
O aspecto mais importante para gestores públicos é escolher e implementar soluções eficazes. As quais estejam alinhadas com as necessidades dos órgãos públicos.
Quer saber mais sobre eficiência operacional e gestão de presença para órgãos públicos?
Para conferir a plataforma mais completa em Gestão de Pessoas em tempo real. Clique aqui!